PNEUMATOLOGIA
FUNDAMENTAL BÍBLICA 2019
«À
Cristologia e especialmente à Eclesiologia do Concílio deve suceder um estudo e
um culto novo ao Espírito Santo, como complemento que não pode faltar ao
ensinamento conciliar» (Paulo VI 6.6.’73).
«O
Espírito é também, em nossa época, o agente principal da Nova Evangelização»;
«Sempre, quando intervém, o Espírito nos deixa surpreendidos, suscita eventos
cuja novidade pasma; muda radicalmente as pessoas e a história. ... Sob a guia
do mesmo Espírito, a Igreja tem redescoberto como constitutiva de si mesma a
dimensão carismática ...» (João Paulo II, Carta Apostólica “Tertio Milênio
Adveniente).
À
luz destes apelos, se torna evidente a importância e atualidade da Pneumatologia para
os nossos tempos. Daí a proposta de um Curso universitário, com a finalidade de
introduzir aos fundamentos bíblicos desta disciplina, descobrindo as riquezas
inesgotáveis deste referencial primário representado pelo Pneuma
(Espírito).
Na
sua fundamentação bíblica, Pneumatologia é disciplina teológica e antropológica.
1.
a) Com clareza, dentro da teologia
paulina, ela é disciplina antropológica, sendo uma vez
reconhecido que o ser humano é uma totalidade (holókleron), na
composição de «espírito (pneuma) e alma (psiché) e corpo (soma)» (1
Tes 5, 23). Na nossa cultura ocidental, dos três, o espírito parece
ser o valor menos considerado, até desaparecendo no estereótipo cultural comum
de “corpo e alma”, “corpo mortal - alma imortal”, com perda das
conotações próprias do espírito e do devido equilíbrio entre
as três componentes. Assim, a frente de inúmeras instituições acadêmicas
relativas ao corpo e à psiché, quanto ao espírito,
parece ter que reconhecer uma singular falta e ausência. Será, portanto, entre
as tarefas específicas do Curso (1a parte), evidenciar e resgatar este valor
próprio do espírito dentro do quadro antropológico-bíblico,
conforme o qual a “alma vivente” é chamada e orientada a se tornar
“espírito vivificante” (1 Co 15, 45).
1.
b) Pneumatologia é disciplina
teológica evidentemente fundamental, que encontra seu lugar, de
norma, depois da Cristologia e como cumprimento da
Cristologia, abrindo consequentemente à Escatologia. No seu
referencial ao Espírito Santo, ela entra também
constitutivamente no quadro teológico do Mistério Trinitário. A importância
do Pneuma na S. Escritura é destacada desde o início do Antigo
e do Novo Testamento, mesmo aparecendo em ambos, sua reconhecida prerrogativa
vivificante e fecundante.
São
muitos os sinais dos tempos que apontam para uma atualidade da Pneumatologia na
vida da Igreja. Entre outros, um destaque particular pode ir para os vários
movimentos de inspiração ‘carismática’ que atestam uma vitalidade,
por alguns aspectos, nova na vida da Igreja. A «redescoberta da dimensão
carismática como constitutiva na Igreja», referida pelo Papa João
Paulo II, representa uma afirmação importante para uma reconsideração dos fundamentos
da Igreja, conforme o enunciado paulino: «Edificados sobre o fundamento
dos Apóstolos e dos Profetas» (Ef 2, 20). Sem dúvida, ao longo da sua
historia, a Igreja pode reconhecer quanto a sua vitalidade tenha sido
dependente desta componente ‘carismática’, o «Novum» - juntamente
com o «Bonum e o Unum» – sendo prerrogativa própria do Espírito.
Amplos
campos se abrem portanto, hoje, para esta «Nova Evangelização da qual o
Espírito é agente principal» (João Paulo II); ao mesmo tempo, sempre com
maior urgência se propõe a necessidade de um aprofundamento no que diz respeito
ao discernimento dos carismas, conforme o convite paulino: «Não
extingais o Espírito; não desprezeis as profecias; examinai tudo; retende
o que é bom»; 1 Ts 5,19-21). Daqui a necessária correlação também com uma
renovada atitude pastoral.
1.
Objetivo
Aprofundar
a disciplina “Pneumatologia”, de grande importância e atualidade na
vida da Igreja. De forma mais específica, o objetivo será oferecer o
conhecimento teológico e espiritual junto com uma fundamentação bíblica quanto
mais rigorosa, tornando mais eficaz a sucessiva comunicação pastoral.
2.
Público Alvo
O
Curso é destinado a todos aqueles – internos e externos - que podem ter
interesse para o assunto especificado, seja do ponto de vista do conhecimento
teológico-bíblico, seja em vista de uma prática pastoral.
3.
Vagas
60
vagas
4.
Local
Campus
de Federação
5.
Carga Horária
40h
6.
Datas
Aulas
aos sábados, das 08h às 12h30, nas seguintes datas:
Janeiro:
19 e 26
Fevereiro:
2, 16 e 23
Março:
9, 16
7. Conteúdo Programático
n I - Pneumatologia, disciplina do pneuma
·
1. Primeiras noções
·
2. Respiração e Sopro, Alma e
Espírito: uma distinção bíblica prévia e
necessária
·
3. Os vários níveis de definição
do Pneuma:
- nível natural (sopro
de ar, vento);
-
nível antropológico (o ser humano: «espírito e alma e corpo»
(1 Ts 5,23);
-
nível teológico («Deus é Espírito»: Jo 4,24);
-
nível angélico (Hb 1,7);
-
nível entitativo (várias referências).
n II - Atualidade da Pneumatologia no
Magistério da Igreja (últimos Pontífices)
-
Textos significativos
-
Leituras recomendadas
- Excursus:
Gioacchino da Fiore, profeta da «Era do Espírito Santo»
n III - Noção geral de Pneuma heb. Rûah
·
1. Pneuma - Rûah
1.
a) O gênero
2.
b) Identificação e distinção a respeito
de ‘Deus’
3.
c) Rûah e sua
associação aos Nomes divinos
4.
d) Caráter dinâmico e noção de espiração
·
2. A Rûah no texto de
Gn 1, 2
1.
a) O Espírito e as águas
2.
b) O Espírito relacionado à ordem de
criação
3.
c) Espírito vivificante e fecundante
n IV - A noção de “Espírito
Santo” do At para o Nt
·
1. O “Espírito Santo” no AT
·
2. O Espírito “Santo” no NT
1.
O Espírito Santo ‘precursor’
2.
O Espírito Santo ‘cursor’
3.
O Espírito Santo ‘postcursor’
n V - O Espírito e a “Agua viva”:O Diálogo de Jesus com a Samaritana
·
1. Jo 4, 5-30: texto grego e tradução
portuguesa
·
2. As circunstâncias do encontro e a hora do “meio dia”
·
3. «Fonte» e «poço»: o distinto valor arquetipal
·
4. «Água viva, jorrante em vida eterna»
·
5. O arquétipo da ‘superabundância’
·
6. Jesus doador do “dom” do Espírito
·
7. A ‘estrutura’ da perícope
·
8. Qual o dom e quem é o doador
·
9. Jesus-Eu Sou, doador da «água viva»
·
10. O “rio” depois da “fonte” (a
seguir)
n Ficha sintética sobre o diálogo de
Jesus com a Samaritana (Jo 4)
n VI - Constelação conceitual do Pneuma e
área pneumatológica
·
1. Constelação conceitual
-
Imagens - Símbolos
-
Títulos - Atribuições
-
Prerrogativas
-
Virtudes pneumatológicas
-
Dons do Espírito
-
O Conceito fundamental da Pneumatologia bíblica
·
2. O Paradigma Nome-Memorial
·
3. Exercício de discernimento
n VII – Excursus Ascética e
Mística e natureza da experiência mística cristã
·
1. Ascética e Mística
·
2. Ascética: caráter específico
·
3. Mística: discernimento prévio em
relação ao ‘Misticismo’
·
4. Procura de uma definição de
“experiência mística” cristã
·
5. Caracteres da experiência mística
·
6. Autores clássicos da literatura
mística cristã
n VII - O Pentecostes, “Dies Natalis” da
Igreja
·
1. O além da Pneumatologia em relação à
Cristologia do «Eu Sou».
Rumo
ao Pentecostes.
A
centralidade do conceito de Voz nos termos descritivos da perícope pentecostal:
exame
do conceito em todo o arco escriturístico (parte 1a).
·
2. Exame do conceito de Voz em todo o
arco escriturístico (parte 2a);
discernimento
em relação ao conceito de Palavra.
Voz
e Palavra com relação à Pneumatologia e Cristologia.
·
3. Pentecostes: exame aprofundado da
perícope de At 2, 1-13.
Aspectos
históricos, literários (estruturas subjacentes), exgéticos, hermenêuticos e
teológicos.
Destaque sobre a centralidade do conceito de Voz.
·
4. O Pentecostes como evento
Pneumatológico e Cristológico.
O
“cumprimento” de Pentecostes.
·
5. O Universalismo do Pentecostes e o
“dies natalis” da Igreja.
·
6. Chamados sintéticos e conclusões
sobre o Pentecostes e o Curso inteiro.
·
7. Exercício de discernimento,
interlocutório com os alunos,
sobre
os principais assuntos desenvolvidos ao longo do Curso.
8. Corpo Docente: Prof. Francesco
Bindella
Possui
Mestrado em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma
1972) e Doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Faculdade S. Tomás de
Aquino (Nápoles 1991). É Professor na Faculdade S. Bento da Bahia, ministrando
cursos de Teologia Bíblica e Pneumatologia. Na Itália é Diretor do Centro de
Estudos teológicos-bíblicos Il Presidio (Associação Civil e Canônica da Diocese
de Fano, desde 1980). E autor da Collectio Praesidium Assisiense (Edições
Porziuncola, Assis), coleção de textos que tem inaugurado uma mova linha
hermenêutica numa revisitação de temáticas bíblicas, teológicas e espirituais,
a partir do fundamento bíblico do Eu Sou. É sócio ordinário da Associação
Teologica Italiana (ATI) e da Associação Biblica Italiana (ATI).
Currículo
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4468128515541219
9.
Certificação
O certificado será emitido pela
Universidade Católica do Salvador, encaminhados por meio digital após a
conclusão do curso para os alunos que tiveram frequência de 75% da carga
horária total do curso.
10.
Investimento estimado
R$
80,00
Informações:
(71)
3206-7979
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